terça-feira, 10 de março de 2009

O garimpeiro

**
Quem nunca viu um anel de ouro na vida? Uma pedra preciosa? Isso é algo tão comum em nossa sociedade, mas não vou falar apenas deles, e sim, de como são especiais as pessoas que procuram essas preciosidades.
Hoje encontrei um garimpeiro com certa idade; a primeira olhada podia dizer que ele aparentava ser um homem velho e cansado.
Más como não estar cansado? Se é em meio a lama e toneladas de minérios que ele trabalhava diariamente, revirando tudo a procura de algo tão pequeno.
Nessa complicada tarefa onde a força física é essencial, ele me contou que o mais difícil em garimpar, é “acreditar”.
- Acreditar em quê? Perguntei-lhe.
Foi então que ele respondeu:
- Acreditar que em meio a toneladas de material sujo, pode-se encontrar algo especial. Ele falou também que mesmo estando em contato direto com outros materiais, as pedras preciosas mantém suas características próprias.
Perguntei-lhe quanto custava em média uma pedra preciosa? E como resposta, disse que as pessoas valorizam essas pedras, também, pelo tamanho, cor e brilho. Já os garimpeiros, valorizam pelo simples fato de tê-las encontrado.
E foi então que ele desabafou o quanto é sofrido passar dias longe de casa, longe de quem tanto gostamos, em meio à solidão e frio, tendo no coração apenas a fé e a determinação de nunca parar.
Às vezes olhei para toda aquela lama e comecei há contar quanto tempo eu ali estava sem achar nada; pensei em desistir achando que tudo que encontraria pela frente seria apenas lama. Mas nessa hora Deus fala conosco, pois é também na lama que ele busca falar com seus filhos; quando eu não via mais saída, ele me deu mais força e continuei então a cavar e usar o jato d’água.
Passados alguns dias, eu nada havia encontrado.
-Nada encontrou?
- Isso mesmo, nada encontrei!
Deve ter sido muito difícil para você, exclamei!
Então ele admitiu: - Realmente foi difícil. Más, mais difícil do que acreditar é viver acreditando.
- Como assim?
- Depois daquele dia, pessoas do garimpo diziam para eu parar e mudar de lugar. Eles viam meu esforço e determinação, mas as palavras que usavam eram contra mim. Muitos me tachavam de desocupado e idiota. E entendi assim que mais difícil do que ter fé, com certeza é manter-se nela!
Ele repetia frases com essa conotação sempre que podia. E novamente continuou a sua história:
- Em um primeiro momento, achei que o mundo conspirava contra mim e me entristeci, mas em seguida lembrei que Deus prova o homem e os capacita em meio à dificuldade, voltando ao trabalho.
Pessoas ao meu lado se levantavam casadas de procurar e nada encontrar, outras passavam o dia todo a murmurar e espalhar pessimismo, e foi então que a encontrei. Meio que sem esperar avistei uma linda pedra vinda da galeria onde eu estava, mas fruto de uma falta de atenção minha que posicionei o jato de forma errada, e acabei trazendo uma quantidade maior de minério da lateral para perto de mim.
Como brilhava aquela pedra, nunca vi nada parecido antes.
Diante de tal acontecimento agradeci a Deus pelo presente e por ter-me feito crescer como pessoa.
Enquanto essa pedra preciosa esteve sobre meus cuidados, fiquei muito feliz por perceber que todo aquele trabalho e os dias que fiquei a imaginar se algo desse tipo existia de verdade, não foram em vão.
Foi então que chegou a hora de despedir dela.
- Por que você não escondeu a pedra? Perguntei.
Ele me disse: - Não sou o seu dono! Sou apenas o homem que teve o prazer de encontrá-la em meio a um mundo de lama. Disse ainda que preciosidades como aquela que encontrou, serão lapidadas para que se intensifique o brilho; logo após se tornarão jóias cobiçadas no mundo todo.
Talvez algumas pessoas queiram comprá-la dando o que tem e o que não tem para possuí-la. Mas eu como garimpeiro a valorizo muito mais por quanto ela significa para mim, do que por quanto os outros estariam disposto a tê-la por status.
Ele me disse encerrando a conversa que nunca iria esquecer o dia em que encontrou e quão intenso era o seu brilho.
Às vezes fico pensando se estão lhe dando o devido valor que possui, e se estão dando o cuidado merecido. Sinto-me tranqüilo, pois aquela pedra me ascendeu para o “acreditar”!

2 comentários:

  1. È muito difícil encontrarmos hoje, alguém com tanta fé e tanta perseverança. O mais importante de tudo isso foi o alto gráu de honestidade, pois o mesmo poderia ter escondido a preciosa pedra.

    Parabéns por tornar público o grandioso exemplo.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo isso, ele sabe o verdadeiro valor da preciosidade.

    Até.

    ResponderExcluir